Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Barbara Morgan

 

 

 

 

Barbara "Barb" Radding Morgan nasceu em Fresno a 28 de Novembro de 1951) é uma astronauta e professora norte-americana que foi ao espaço em Agosto de 2007, como especialista de missão a bordo do vai e vém espacial Endeavour, na missão STS-118 à Estação Espacial Internacional.

 

Barbara foi a astronauta-substituta da professora Christa McAuliffe no programa Teacher in Space - criado pelos governo dos EUA para colocar um professor no espaço de onde daria aula aos seus alunos na Terra - durante os treinos para a missão da nave Challenger que explodiu no ar em Janeiro de 1986, matando McAuliffe e todos os tripulantes da fatídica missão STS-51-L. A partir do acidente, Morgan treinou como astronauta da NASA qualificando-se como especialista de missão e seu vôo ao espaço foi, depois dos vôos de Sally Ride – a primeira mulher norte-americana no espaço – e da própria McAuliffe, o de maior cobertura pela comunicação social dos Estados Unidos e da Europa.

 

Morgan nasceu e cresceu na Califórnia onde se graduou em Biologia Humana na Universidade de Stanford em 1973, conseguindo a sua licença de professora no ano seguinte na Universidade de Notre Dame. Em 1985 ela foi seleccionada para o programa Teacher in Space (Professor no Espaço) como substituta da professora Christa McAuliffe, com quem treinou.

 

Após a tragédia da qual escapou por ser apenas a substituta, Morgan continuou na NASA, onde trabalhou no programa de ensino, voltando à sua carreira de professora em Idaho no Outono de 1986, apesar de continuar ligada à divisão de educação da agência espacial.

 

Em Janeiro de 1998 ela foi selecionada pela agência como especialista de missão e tornou-se astronauta profissional em período integral, passando os dois anos seguintes no programa de treino obrigatório da NASA, no Centro Espacial Johnson.

 

Subiu ao espaço em 8 de Agosto de 2007 como parte da tripulação da Endeavour, na missão STS-118 para a ISS, Morgan trabalhou como operadora do braço remoto de carga da espaçonave e como coordenadora de transferência de carga entre a nave e a estação espacial. Realizou ainda palestras como radioamadora para jovens estudantes conectados de diversos lugares dos Estados Unidos, voltando à Terra com a tripulação em 21 de Agosto, após treze dias em órbita.

 

Casada e com dois filhos, Barbara Morgan é flautista clássica e  de jazz, apreciando a literatura, a natação e o esqui.