Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Janet Kavandi

 

 

 

 

 

Janet Lynn Kavandi nasceu em Springfield a 17 de Julho de 1959 e é uma cientista e astronauta norte-americana, veterana de três missões no espaço a bordo do vai e vém espacial.

 

Natural do Missouri, formada e com doutorada em química, trabalhou na empresa Boeing nos anos 1980 em projectos do Departamento de Defesa, até ser selecionada pela NASA em Dezembro de 1994, como candidata ao treino de astronauta no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, Texas.

 

Após o curso de treino de um ano, foi qualificada como especialista de carga, trabalhando na integração de cargas para a Estação Espacial Internacional. Em Junho de 1998, foi ao espaço como tripulante da missão STS-91 Discovery, a última missão do programa conjunto entre Estados Unidos e Rússia de acoplamento entre o vai e vém espacial e a estação orbital russa Mir. Após esta missão, ela actuou como CAPCOM (comunicadora de vôo entre a Terra e naves no espaço) no Centro de Controlo de Missão da NASA.

 

O seu segundo vôo ocorreu em Fevereiro de 2000, na STS-99 Endeavour, uma missão de reconhecimento topográfico da Terra, que mapeou mais de 47 milhões de milhas do planeta por radar, a fim de desenhar um mapa terrestre tridimensional. A última missão foi a sua primeira visita à ISS, em Julho de 2001, na STS-104 Atlantis, que instalou peças na estrutura da estação e realizou experiências conjuntas com os tripulantes da Expedição 2.

 

Depois do seu último vôo espacial, Kavandi trabalhou novamente no departamento de cargas espaciais, responsável pelo treino, segurança e operações de tripulações a bordo da ISS, assim como no desenvolvimento de hardwares e softwares para a estação. Desde 2005 é a vice-directora do departamento de astronautas da NASA, onde trabalha actualmente.

 

Kavandi tem um total de 33 dias passados no espaço, tendo percorrido um total de treze milhões de milhas em 535 órbitas ao redor da Terra.