Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Kathryn Thornton

 

Kathryn Ryan Cordell Thornton nasceu em Montgomery a 17 de Agosto de 1952.  É uma ex-astronauta e cientista norte-americana, actualmente reitora dos Programas de Graduação da Escola de Engenharia e Ciência Aplicada da Universidade de Virgínia.

 

Formou-se em Física na Universidade de Auburn em 1974 e conseguiu o grau de mestre na mesma área em 1977. Dois anos depois, completou o doutoramento em Física na Universidade da Virgínia. Após sua formação terminar, ela recebeu uma bolsa para continuar as suas pesquisas na matéria no Instituto Max Planck para Física Nuclear, em Heidelberg, na Alemanha. Em 1980 regressou aos Estados Unidos onde passou a trabalhar no United States Army Foreign Science and Technology Center.

 

Selecionada para treino como astronauta na NASA em 1984, completou o curso em 1985, trabalhando inicialmente em funções em terra em equipes diversas de trabalho e como CAPCOM de missões espaciais.

 

Entre 1989 e 1995, ela foi quatro vezes ao espaço, todas como especialista de missão. A primeira delas na STS-33 Discovery, uma missão confidencial do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com carga secreta e que durou cinco dias; STS-49 Endeavour, em Maio de 1992, onde realizou sua primeira caminhada espacial para ajudar a instalar um satélite em órbita; STS-61 Endeavour, em Dezembro de 1993, a primeira missão de manutenção do telescópio Hubble e a STS-73 Columbia, em Outubro de 1995, onde actuou como comandante de carga.

 

No total das suas quatro missões, Thornton acumulou 975 horas em órbita, sendo 21 delas em actividades extra-veiculares.

 

Ela desligou-se da NASA em Agosto de 1996, para integrar o corpo docente da Escola de Engenharia da Universidade de Virgínia.