Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Liu Yang

 

 

 

 

Liu Yang nasceu em Linzhou (China) a 6 de Outubro de 1978. É uma taikonauta da China. Foi a primeira astronauta do país, lançada ao espaço em 16 de Junho de 2012 a bordo da nave Shenzhou 9.

 

Piloto da Força Aérea do Exército de Libertação Popular, líder do esquadrão aéreo e major de Aeronáutica, Yang tem 1680 horas de voo em diversos tipos de aeronaves e, após dois anos de treino, teve rendimento de excelência, sendo selecionada para o programa espacial chinês, com outra piloto, a capitã Wang Yaping que anunciada primeiramente como a primeira mulher a fazer o voo histórico. Contudo, na véspera da missão Yaping foi substituída na missão por Yang.

 

Yang integrou a tripulação da Shenzhou 9, a quarta missão tripulada do programa espacial e primeira ao laboratório espacial Tiangong 1, lançado para órbita em Setembro de 2011. Também fizeram parte da missão o comandante Jing Haipeng - primeiro chinês a ir duas vezes ao espaço - e Liu Wang.

 

Yang é membro do Partido Comunista Chinês e casada, exigência para todos taikonautas femininos chineses. Foi ao espaço exactamente 49 anos depois do voo espacial da primeira mulher cosmonauta, a soviética Valentina Tereshkova. Em 1982, a soviética Svetlana Savitskaya foi a segunda mulher a ir ao espaço.

 

Depois de treze dias em órbita, Yang voltou à Terra com o restante da tripulação, pousando na Mongólia na manhã de 29 de junho.