Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Nancy Davis

 

 

 

 

 

Nancy Jan Davis nasceu em Nancy Jan Smotherman a 1 de Novembro de 1953. É uma ex-astronauta norte-americana. Uma veterana de três voos espaciais e que registrou mais de 673 horas no espaço. 

Nancy formou-se em Huntsville High School, em 1971, recebeu um título de bacharel em Biologia Aplicada do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em 1975, e outro em engenharia mecânica pela Universidade de Auburn, em 1977. Tirou ainda um mestrado em ciência em 1983 e doutoramento em 1985, ambos em engenharia mecânica na Universidade de Alabama em Huntsville.

Davis tornou-se astronauta em Junho de 1987. A sua tarefa técnica inicial foi no Astronaut Office Mission Development Branch, onde prestou apoio técnico para cargas do vai e vém espacial. Ela, então, serviu como CAPCOM no Controlo da Missão para sete missões do vai e vém. Depois do seu primeiro vôo espacial, Davis actuou como representante do Astonaut Office para o sistema de manipulação remota (RMS), responsável pelas operações do RMS, treino e cargas úteis. Após segundo vôo espacial de Janeiro, trabalhou como Presidente do Grupo de Trabalho de Educação da NASA e como Chefe do departamento de cargas, que forneceu apoio Astronaut office para todas as cargas do vai e vém e da Estação Espacial Internacional. Voou como um especialista de missão na STS-47 em 1992 e STS-60 em 1994, e era o comandante de carga na STS-85 em 1997. 

A missão STS-47, Spacelab-J, foi o 50 º missão Space Shuttle lançada em 12 de Setembro de 1992,  Durante a missão de oito dias, Davis era a responsável pela operação Spacelab e os seus subsistemas e de executar uma variedade de experiências. O seu marido Davis Mark C. Lee era o comandante de carga na STS-47. Depois de completar 126 órbitas da Terra, a STS-47 do Endeavour pousou no Centro Espacial Kennedy a 20 de Setembro de 1992.

A missão STS-60 foi o segundo vôo de Spacehab (Módulo de Habitação Espaço) e o primeiro vôo do Mecanismo de Wake Shield (FSM). Lançado em 3 de Fevereiro de 1994, este vôo foi o primeiro vôo do vai e vém em que um cosmonauta russo foi membro da tripulação.


Davis foi comandante de carga útil para a missão STS-85, que foi lançada no Discovery no dia 7 de Agosto de 1997. Esta missão durou 12 dias. A missão foi realizada em 189 órbitas da Terra, viajando 4.700 mil milhas. 

Nancy Davis aposentou-se da NASA em 2005.