Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Susan Still-Kilrain

 

 

 

 

 

Susan Still-Kilrain, nascida Susan Leigh Still em Augusta a 24 de Outubro de 1961) foi uma astronauta norte-americana.

 

Filha de um renomado cirurgião especializado em queimaduras no seu estado natal - Geórgia-, Susan formou-se e concluiu mestrado em engenharia aeroespacial, passando a integrar os quadros da Marinha dos Estados Unidos como aviadora naval em 1987, acumulando um total de três mil horas de voo em mais de trinta diferentes aeronaves, incluindo o caça F-14 Tomcat, até 1995 quando foi seleccionada para o curso de astronautas da NASA no Centro Espacial Lyndon Johnson.

 

Após o ano de treino, foi designada para funções técnicas nas operações e sistemas de veículo do departamento de astronautas, também servindo como CAPCOM (comunicadora de voo) durante o lançamento e reentrada de diversas missões do vai e vém espacial.

 

Veterana de dois voos espaciais, Susan voou como piloto das missões STS-83 e STS-94 da nave Columbia, missões dedicadas ao estudo de matérias em combustão na microgravidade. A primeira missão, em Abril de 1997, teve que ser abortada após quatro dias em órbita devido a um defeito numa das células de energia do Columbia, obrigando ao regresso antecipado da tripulação.

 

A segunda, em Julho, apenas três meses depois, foi o complemento da primeira, quando os mesmos tripulantes passaram dezesseis dias em órbita completando as pesquisas e estudos interrompidos em Abril, num total de 376 horas no espaço.

 

Kilrain retirou-se do corpo de astronautas em 2002 e da Marinha em 2005, trabalhando mais recentemente como especialista em legislação para a NASA.