Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Svetlana Savitskaya

 

svetlana-savitskaya-43408131
 
 
Svetlana Savitskaya nasceu a 8 de Agosto de 1945 em Moscovo na Rússia.
 
Svetlana Yevgenyevna Savitskaya foi a segunda mulher a ir ao espaço, dezanove anos após sua compatriota e pioneira Valentina Tereshkova, e a primeira mulher a realizar uma caminhada espacial a 25 de Julho de 1984. Foi um momento histórico para os cosmonautas e para todo o mundo. Svetlana realizou uma EVA fora da estação espacial Salyut 7, durante 3 horas 35 minutos durante o qual ela cortou e soldou metais no espaço, juntamente com seu colega Vladimir Dzhanibekov. Dos cosmonautas soviéticos/ russos que realizaram passeios espaciais ela é, neste momento, a única mulher.

Saviyskaya começou a treinar paracosmonauta em 1980. Ao regressar à Terra, foi nomeada comandante de uma tripulação do Soyuz constituída só por mulheres para a Salyut 7, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, uma missão que mais tarde foi cancelada.

Foi duas vezes premiada com título da União Soviética "Hero". Savitskaya foi piloto de testes - desde 1974 ela estabeleceu 18 recordes mundiais internacionais sobre os aviões MiG e três registros na equipa de páraquedismo. Terminou em primeiro lugar no 6 º Campeonato Mundial de acrobacias em 1970.

Savitskaya aposentou-se em 1993 da Força Aérea da Rússia com a patente de Major.
 
 
Selo comemorativo da primeira caminhada espacial de Svetlana.