Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço - Tamara Jernigan

 

 

 

Tamara Elizabeth Jernigan nasceu em Chattanooga a 7 de Maio de 1959 e é uma cientista e ex-astronauta norte-americana, veterana de cinco missões espaciais.

 

Formada em Física em 1981, Engenharia em 1983 pela Universidade de Stanford e em astronomia pela Universidade de Berkeley em 1987, Tamara entrou para o corpo de astronautas da NASA em 1986, onde trabalhou primeiro em funções em terra e sendo Capcom - comunicadora com tripulações em vôo - em cinco missões do ônibus espacial.

 

Fez o primeiro de seus cinco vôos ao espaço em Junho de 1991, na nave Columbia, como especialista de missão da STS-40. Em Novembro de 1992, na STS-52 Columbia, também trabalhou como especialista na missão de dez dias, que colocou em órbita um satélite italiano.

 

Em Março de 1995, foi a comandante da missão de  carga da STS-67 Endeavour, que passou dezesseis dias em órbita, e que levou à cabo a missão científica Astro-2 no Spacelab, dedicada a observações astronómicas do espectro ultravioleta em regiões da Terra.

 

Em Novembro de 1996, voltou a ser especialista de missão em seu quarto vôo espacial na STS-80 Columbia, que colocou satélites recuperáveis em órbita e foi a mais longa da história do programa dos vai e vém.

 

O seu quinto e último vôo ao espaço ocorreu a 27 de Maio de 1999, na STS-96 Discovery, a sua primeira viagem à Estação Espacial Internacional, e que também marcou a primeira acoplagem de um vai e vém, desembarcando quatro toneladas de hardware e suprimentos, em preparação para a chegada da primeira tripulação permanente, Expedição 1, no ano seguinte. Nesta missão, Tamara realizou oito horas de atividades extra-veiculares e completou um total de 1512 horas no espaço.