Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Munich Satellite Navigation Summit 2016

IMG_20160302_072322.jpg

Como disse aqui, estive na Munich Satellite Navigation Summit, que é uma conferência anual da área de sistemas de navegação por satélite das mais importantes a ter lugar na Europa. Foram três dias intensos (1 a 3 de Março). Os paineis começavam às 8 da manhã e duravam até às 19h. Mas valeu a pena. Trata-se de facto de um evento único e onde se aprende imenso.

 

Como é hábito, a conferência começou com um Plenário para abrir as "hostilidades". Vários nomes sonantes da área de navegação por satélite estiveram presentes: Pierre Delsaux (director-geral adjunto na DG GROW da Comissão Europeia), Johann-Dietrich Woerner (Director Geral da ESA), Harold Martin (Director do National Coordination Office for Space Based Positioning, Navigation and Timing dos EUA), Jean Yves Le Gall (Presidente da Agênca espacial francesa CNES) entre outros.

 

IMG_20160301_193114.jpg

Foto do Painel de abertura da conferência

 

Gostei em particular de uma apresentação feita por Heiko Gerstung sobre o incidente que aconteceu com o GPS no passado dia 26 de Janeiro quando os satélites começaram a transmitir dados errados (note-se que se tratou da informação de tempo e o erro estava bem abaixo de menos de 1segundo do que seria suposto). Apesar do que aparetemente foi um erro menor ou até insignificante, teve impacto em alguns países e em diversos sectores (finanças, infraestruturas críticas, etc). A apresentação de Heiko cobriu não só a razão e a explicação do incidente como também o que foi feito para resolver o problema e as consequências sentidas.

IMG_20160302_082908.jpg

Foto da sala onde decorreram os painés

Claro que houveram outras apresentações igualmente interessantes: o ponto de situação dos sistemas de navegação por satélite; um painel onde se discutiu a interacção entre investigação, academia e indústria; o painel sobre autenticação dos serviços disponíveis pelos sistemas de navegação.

 

Em paralelo ao evento, existia também uma exposição de algumas instituições e empresas ligadas à area.