Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

NASA aterrará num asteróide em 2018

This is an artist's concept of NASA's OSIRIS-REx spacecraft preparing to take a sample from asteroid Bennu.

Este é o conceito de um artista de OSIRIS-REx da NASA que se prepara para tirar uma amostra de asteróide Bennu.
Crédito de imagem: NASA / Goddard

Foi dado sinal verde para começar a construir a nave espacial, instrumentos de voo e sistema de aterragem (e ainda a construçao das intalações de apoio) para que a equipa da NASA possa realizar a primeira missão americana para recolher amostras de um asteróide.

Esta determinação foi feita quarta-feira da semana passada após uma bem-sucedida Revisão Crítica do Design (CDR) para Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer (OSIRIS-REx). A CDR foi realizada na Lockheed Martin Space Systems Company, em Littleton, Colorado,  de 1 a 9 de Abril. Um comité de revisão independente, composto por especialistas da NASA e várias organizações externas, reuniu-se para analisar o projeto do sistema.

"Este é o passo final para uma missão da NASA para ir do papel para o produto", disse Gordon Johnston, executivo do programa OSIRIS-Rex na sede da NASA, Washington, DC. "Isso confirma que o projecto final está pronto para iniciar o build-up para o lançamento."
OSIRIS-Rex está programado para lançamento no Outono de 2016, e para um encontro com o asteróide Bennu em 2018 e regressar com uma amostra em 2023. A nave carregará cinco instrumentos que irão avaliar remotamente a superfície de Bennu. Depois de mais de um ano de reconhecimento do asteróide, a sonda irá recolher amostras de pelo menos 2 onças (60 gramas) e devolvê-los para a Terra para que os cientistas as estudarem.
Podem ler mais sobre esta missão, aqui.