Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

NASA estuda dispositivos inspirados no Star Trek para curar astronautas feridos

 

 

Se é um apreciador da saga Star Trek certamente que se recorda dos dispositivos utilizados para a regeneração e cura instantânea. Embora o cenário seja bastante futurista, a NASA, em colaboração com a GRok Technologies, está a desenvolver dois instrumentos semelhantes aos do filme – o Scionic e o BioReplicates – para que possam ser utilizados pelos astronautas para curar pequenos ferimentos.

 

O BioReplicates regenera o tecido humano e constrói células humanas a partir da tecnologia 3D. Adicionalmente, com outro aparelho que serve como um analgésico externo, pode curar pequenas feridas quase instantaneamente. Este aparelho deverá também permitir criar modelos de tecido humano 3D que podem ser utilizados nos testes da indústria farmacêutica e cosmética, evitando assim o recurso a testes em animais.

 

O outro dispositivo, o Scionic, deverá tratar das dores musculares e ósseas e inflamações externas. Um aparelho semelhante, o Scenar, é já utilizado pela Agência Espacial Russa. Este dispositivo envia ondas eléctricas através da pele dos astronautas que vão afectar o sistema nervoso central e o cérebro, que reage aos impulsos de forma semelhante aos analgésicos.

 

Frequentemente, os astronautas sofrem de osteopenia que, devido à inexistência ou pouca gravidade, afecta os ossos e acelera a perda de músculo dos astronautas. De acordo com Inhabitat, este novos dispositivos podem ajudar a regenerar o tecido muscular. Se passarem em todas as fases dos testes, estes aparelhos podem juntar-se aos muitos dispositivos inspirados nos filmes de ficção científica que têm sido desenvolvidos nos últimos anos.

 

(in Green Savers)