Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

NASA prepara debaixo de água missão espacial para explorar asteróides

 

 

 

 

A NASA está a preparar uma missão que terá como objetivo a recolha de amostras de um asteróide e já começou a definir estratégias para a tarefa a realizar em 2020.

 

Stan Love e Steve Bowen são os astronautas que protagonizam uma experiência montada para ajudar os cientistas da NASA a recriar o ambiente sem gravidade que será encontrado na missão, de forma a poder prepará-la num cenário tão real quanto possível.

Um dos principais objetivos da missão será fazer a recolha de uma amostra limpa de um esteróide, que permite estudar as suas diferentes camadas e obter informações como a idade do sistema solar ou a forma como foi formado.

Os instrumentos usados para fazer a recolha de rochas, onde se inclui o martelo, não são os mais adequados para usar no espaço e em ambientes sem gravidade. Um dos objetivos dos testes agora realizados é precisamente trabalhar em novos instrumentos.

 

Os astronautas envolvidos na missão têm no currículo nove missões espaciais, onde estiveram 62 horas sem gravidade. No passado dia 9 de maio mergulharam na piscina do Neutral Buoyancy Laboratory para recriar um cenário sem gravidade, como aquele que terão de enfrentar nos percurso feitos a pé durante a missão.

Usam a experiência para ajudar a identificar todas as necessidades que possam surgir durante uma missão com as características da que se prepara, afastada da Terra e do sistema solar.

Os testes que preparam a missão também incluem uma réplica da nave Orion, que transportará os astronautas, e do robot que permitirá fazer recolhas no local e trazê-la até uma órbita estável perto da Lua, explica a NASA.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

 

(retirado daqui)