Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

O futuro da observação da Terra

unnamed.png

 

De 4 a 10 de Outubro celebra-se a Semana Mundial do Espaço. Este ano vai estar em foco o futuro da observação da Terra.


Entre as actividades propostas pelo Pavilhão do Conhecimento destaca-se o debate Marte, perdidos entre ficção e realidade no dia 4 de Outubro (HOJE), às 19.00, no Pavilhão do Conhecimento. Nesta sessão discutir-se-á os limites da ciência e da ficção no filme Perdido em Marte, que explora os riscos de uma missão tripulada a Marte num futuro próximo. Contará com a participação de Rui Agostinho, coordenador nacional da Semana Mundial do Espaço e Director do Observatório Astronómico de Lisboa, e de Manuel Matos Lopes, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na quarta-feira e no domingo, dias 5 e 9 de Outubro, o Pavilhão do Conhecimento apresenta uma programação especial com participação gratuita nos workshops, exibição de filmes, actividades laboratoriais e muito mais. Consulte também as actividades organizadas por outros Centros Ciência Viva no país em www.cienciaviva.pt.

Destaco ainda a iniciativa O Espaço vai à Escola, que leva investigadores, engenheiros e outros profissionais da área das ciências e tecnologias espaciais a visitar escolas e a partilhar as suas experiências com os alunos em todo o país. Mais informações e inscrições das escolas interessadas em www.cienciaviva.pt

Esta semana comemorativa foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, como celebração da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Marque a Semana Mundial do Espaço na sua agenda. Consulte a programação.