Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

O futuro da política espacial europeia em debate

Brussels24-25jan.gif

 

Ontem e hoje decorre a 9ª Conferência europeia de política espacial. Um evento que acontece sempre em Janeiro e que reúne representantes de alto nível da indústria e da política para discutir o que será o futuro da politica espacial europeia.

 

A conferência reúne sempre um painel interessante de oradores e é um bom lugar para expandir a rede de contactos. É por isso compreensível que durante os dois dias que dcorre a conferência, os participantes raramente abandonam o edificio.

 

Este ano a conferência debruçou-se sobre a Estratégia Espacial Europeia aprovada a 26 de Outubro de 2016. Foi abordado o que se espera da implementação desta estratégica, o que deve ter sido em conta, preocupações de políticos e indústria na implementação da mesma tendo em conta o mercado espacial global. O objecitvo é claro: tornar a indústria espacial europeia competitiva e líder de referência a nível mundial; obter retorno para os cidadãos e inústria no investimento realizado pela União Europeia nas insfraestruturas espaciais (Galileo e Copernicus); e olhar para o futuro e o que deve ser implementado/ mitigado/ fomentado. 

 

A conferência termina hoje com uma sessao sobre acesso a financiamento ao mercado espacial e como deve a União Europeia deve facilitar esse acesso. Um tema bastante interessante para todos envolvidos e que estará em cima da mesa certamente nos próximos tempos.

 

IMG_20170124_091815.jpg