Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

O que podemos aprender com James Webb

IMG_20161011_143931 (1).jpg

Acabei de o ler há alguns dias e sinceramente, se alguém quer entrar nos meandros da política espacial, este é sem dúvida, um livro a ler. A biografia de James Webb, director da NASA durante a década de 1960 e que fundou os alicerces da agência espacial norte-americana, mostra bem como espaço e política estão de mãos dadas. Como uma influencia a outra e como as decisões de avançar com determinados projectos avançam ou não ou como esse mesmo processo de decisão é moldado.

 

Não só a biografia relata a história de um homem com visão e determinação, mostra igualmente o jogo de cintura e a constante necessidade de avaliar e antecipar jogadas para conseguir atingir os objectivos que se propõe. O livro relata igualmente, as alinaças e inimigos que James Webb fez durante o seu percurso e como uma série de eventos provocados por terceiros, não relacionados com a sua gestão na NASA e nas decisões que tomou, mas com forte impacto na impacto na opinião púlblica, levaram à sua demissão uns meses antes do Homem chegar à Lua. 

 

O mérito de James Webb é inegável, ao ponto que, um oponente do projecto Apollo, Jerome Wiesner, tenha escrito uma carta que apareceu no New York Times dizendo:

"Enquanto celebramos o sucesso da nossa aventura lunar e setimos orgulho do nosso feito tecnológico, nós devemos dar os devidos créditos a James Webb, cuja capacidades organizacionais, visão e determinação tiveramum papel fundamental neste sucesso... Requereu uma grande liderança para moticar as equipas da NASA e manter o apoio do COngresso e do público ao programa espacial... nós devemos honrar o homem que orientou este sucesso." (pag 217-218)

 

Podem comprar o livro aqui