Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

ONU recebe conselhos de Astronauta sobre escudo anti-asteróides

 

 

 

Quando em Fevereiro 2013 um meteoro explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, as agências espaciais do mundo descobriram, juntamente com o resto de nós, no Twitter e no YouTube. Isto, diz o ex-astronauta Ed Lu, é inaceitável e as Nações Unidas concordam.

Em Outubro 2013, a Assembleia Geral da ONU aprovou um conjunto de medidas para limitar os perigos de asteróides. A ONU prevê a criação de um "International Asteroid Warning Group" para os países membros para compartilhar informações sobre rochas espaciais potencialmente perigosas. Se os astrónomos detectarem um asteróide ameaçador, o Comité das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior ajudará a coordenar uma missão para desviá-lo.

 

Lu e outros membros da Associação de Exploradores Espaciais (ASE) recomendaram que a ONU desse os primeiros passos em direção à resolução do problema dos asteróides. A ASE também pediu à ONU para coordenar uma missão prática asteróide-deflexão para testar tecnologias para empurrar uma pedra fora do curso, antes que de facto seja necessário recorrer a este tipo de tácticas.

 

 

podem ler mais sobre estas propostas aqui.