Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Quantos tugas vão para o Espaço?

Um dos 88 desenhos portugueses que partirá a bordo do CHEOPS. Crédito: Ana Amélia Patacho (12 anos)

 

Nada mais nada menos que 88. Foram 88 desenhos das crianças portuguesas que foram sorteados no âmbito de um concurso promovido pela ESA. Podem ser vistos diretamente em http://tinyurl.com/CHEOPS-sorteados. Podem também ver todos os outros desenhos que não foram sorteados em http://tinyurl.com/CHEOPS-outros.

 

A Agência Espacial Europeia (ESA) lançará para o espaço em 2018 o telescópio espacial CHEOPS. Esta será a maior participação técnica e científica de Portugal numa missão espacial do programa científico da ESA, que tem como parceiros nacionais o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) e a Deimos Engenharia2.

 

Como o satélite tem o tamanho de um pequeno automóvel, a ESA resolveu decorar algumas das paredes vazias com três mil desenhos de crianças europeias, entre os 8 e os 14 anos, num concurso que contou com a participação do IA e do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

 

Ao edifício do Planetário do Porto chegaram 812 desenhos de crianças portuguesas. Dos que cumpriam os critérios do concurso, foram sorteados apenas 88, de modo a preencher a cota atribuída a Portugal. E a partir de hoje, todos os três mil desenhos escolhidos podem ser visualizados no site dedicado, produzido pela Universidade de Berna, coorganizadora do desafio.

 

Durante os próximos 6 meses, a equipa de informática aplicada da U. Berna irá miniaturizar os três mil desenhos, para de seguida os gravar em duas placas metálicas. Estas placas serão acopladas ao CHEOPS alguns meses antes do lançamento, previsto para a Primavera de 2018.

 

Para saber mais, basta clicar aqui.

 

(Retirado daqui)