Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Reino Unido e Africa do Sul aproximam-se no Espaço

South Africa pictured from space.

África do Sul vista do Espaço.Creditos: ESA.

 

A Agência Espacial do Reino Unido e a Agência Espacial Sul-Africana (SANSA) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para aumentar a colaboração e revisão de áreas de interesse comum nos seus programas espaciais.

O Memorando de Entendimento foi assinado a 16 de Julho por Sir Mark Walport, conselheiro científico do chefe do Governo do Reino Unido, em nome da Agência Espacial do Reino Unido, e o Dr. Sandile Malinga, CEO da Agência Espacial Sul-Africana.

 

O Memorando de Entendimento irá intensificar o intercâmbio de informações, tecnologia e pessoal entre as duas agências. O documento cobre uma variedade de áreas onde ambas as agências poderão beneficiar da colaboração, incluindo oportunidades de pesquisa sobre tempo espacial, e ainda usar o instrtumento como espaço de partilha de informação no uso do espaço para aplicações relacionadas com as altrações climáticas, e partilha de dados por satélite. Outras ações incluem a identificação de oportunidades para SANSA para colaborar com indústrias espacial comercial locais e baseadas no Reino Unido e da partilha de infra-estruturas e sistemas de conhecimento do Reino Unido.

O aumento da colaboração entre as duas agências também vai ajudar a promover mais projectos espaciais, como SBAS África, que têm o potencial para produzir enormes benefícios sociais. SBAS África, uma colaboração Reino Unido - África do Sul, financiado através do Programa Espacial Parcerias Internacionais da Agência Espacial do Reino Unido, vai ajudar a melhorar a segurança da aviação através da criação e demonstração de novos sistemas de voo baseados em satélite.