Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Será que as explosões em Tianjin têm impacto no programa espacial chinês?

 

Chinese authorities ordered the immediate evacuation of all residents of within a two-mile radius flattened industrial zone in the north east of the country yesterday

 Imagens aérea do local onde ocorreram as explosões em Tianjin, China. (Créditos Imagem: AP)

 

 
O jornalista Leonard David relata no passado Domingo que as explosões químicas que ocorreram em Tianjin, China poderiam ter um impacto sobre o programa espacial da China.

Num post no seu website, David cita agências de notícias chinesas estatais dizendo que as explosões quebraram janelas e colapsaram os tectos  no Centro Nacional de Supercomputação em Tianjin que "alguns relatórios dizem que está vinculado a programa espacial da China." Ele acrescenta que a instalação, Tianhe-1, foi fechada por causa dos danos.

Os lançadores chineses Long March 5 e Long March 7 foguetes são fabricados e testados em Tianjin. A 25 de Dezembro de 2014, um artigo no China Daily cita Tao Gang, administrador do Tianjin Long March Launch Vehicle Manufacturing Co. Ltd., dizendo que estavam perto de completar o desenvolvimento do Long March 7. O Long March 5 e irão substituir os actuais lançadores chineses e serão lançados a partir do novo centro de lançamentos  Wenchang Space Launch Center na ilha de Hainan, na China.

O primeiro lançamento do Long March 5 é esperado o mais tardar em 2016, segundo o relatório anual sobre a China de 2015 do Departamento de Defesa dos EUA. Os Long March serão utilizados para uma ampla gama de missões humanas,  e órbita da Terra e de espaço profundo, incluindo a construção de uma  Estação Espacial de 60 toneladas na órbita baixa. O mais pequeno Long March 7 será utilizado para missões de carga para a estação espacial de acordo com o relatório China Daily.

Tianjin Long March Launch Vehicle Manufacturing Co. Ltd. é uma subsidiária da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento. A televisão chinesa CCTV transmitiu um segmento curto em Março que mostra o Long March 5 na instalação de Tianjin.

As autoridades chinesas ainda estão a investigar a causa das explosões num armazém em Tianjin, cidade portuária a cerca de 70 milhas (110 quilómetros) de Pequim, que matou mais de 100 pessoas e feriram centenas de outras. A localização das instalações de produção e teste do Long March estão localizadas em relação ao local das explosões não é clara.
 
 
(texto traduzido daqui)