Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Sugestão de leitura

 

 

 

 

O livro que vos deixo esta semana é o "Toward a Theory of Spacepower", que reúne uma série de ensaios de diveros autores, editado por Charles D. Lutes e Peter L. Hays.

 

Mais de um século atrás, a rápida expansão do comércio global provocada pelo advento do sistema de propulsão a vapor e os avanços na concepção de navios e construção trouxe uma nova política de segurança nacional para os Estados Unidos. Em primeiro lugar, até que ponto a prosperidade económica americana dependem de ser um importante participante activo no comércio marítimo? Em segundo lugar, quais foram as implicações navais de tal acção no que diz respeito à extensão e defesa de importante dos interesses americanos vitais? Em terceiro lugar, qual o papel que o Governo dos EUA desempenha na promoção da actividade comercial e marítimo. A criação das forças navais necessárias para proteger o comércio exterior norte-americana? E em quarto lugar, que mudanças, se houveram, foram necessárias em relação ao rumo da política externa norte-americana? Em 1890, o capitão Alfred Thayer Mahan, um oficial em serviço na Marinha os EUA, publicou "The Influence of Sea Power upon History , 1660-1783" . Este livro forneceu uma declaração abrangente sobre o comércio marítimo, o poder naval, a política do governo , e política internacional , que se tornou o ponto de partida teórico para quase toda a discussão sobre o que foi amplamente considerado como o mais importante problema da segurança nacional, tanto no Estados Unidos e no mundo.

Hoje, a importância do espaço como um local para a actividade económica e militar, em certos aspectos se assemelha às condições de comércio marítimo e o poder naval no final do século 19. Estas circunstâncias deve-se a duas questões: em primeiro lugar, é uma exploração com base em história de perspectivas e possibilidades de poder espacial, na forma de Mahan, uma proposição intelectual viável ? Em segundo lugar, se a sua obra contém idéias que são aplicáveis ​​ao poder espacial? Dirigindo-se estes questões, no entanto , requer uma sólida atuação , ou seja, uma compreensão exata dos principais argumentos de Mahan e sua forma de raciocínio. Infelizmente, o mal-entendido Mahan é a regra e não a excepção . Sua escrita é raramente ler, e a maior parte da literatura crítica é corrompido por grave erro interpretativo. O que se segue é uma representação esquemática do seu argumento que pode estar relacionado com a consideração da natureza do problema teórico do espaço- poder.

 

Este livro está à venda na Amazon aqui. Está disponível em formato PDF e gratuito aqui.

1 comentário

Comentar post