Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Sugestao de Leitura

 

 

 

 

 

 

 

O céu estrelado é uma das maiores maravilhas da natureza. É um espectáculo assombroso ao qual ninguém fica indiferente.     Não seria incrível fotografar a Via Láctea num céu escuro e afastado da poluição luminosa das grandes cidades? Não seria fascinante registar o movimento da esfera celeste e o rasto das estrelas em torno da Estrela Polar? E obter uma imagem detalhada da Lua perto do horizonte num jogo criativo de escalas e ilusões de óptica? E a dança dinâmica entre o Sol, a Lua e a Terra, da qual resultam os eclipses? E ser capaz de localizar os astros para fotografar um alinhamento planetário ao crepúsculo, num cenário de praia, luz e cor?    

 

Aprender a localizar as principais constelações é muito mais simples do que imagina. A partir daí, poderá navegar pelo céu e fotografar a sua espantosa beleza. Surpreenda-se, talvez até seja possível começar a fotografar com a câmara que já tem em casa.     Nos nossos dias é uma visão rara e singular. O progresso imparável, que nos permite condições de conforto e segurança impensáveis há umas décadas, foi retirando paulatinamente estrelas aos nossos céus. Este progresso, contudo, pode estar em vias de nos devolver uma parte do céu roubado à antiguidade. O desenvolvimento da técnica talvez permita uma maior eficácia na distribuição de energia, luz e calor. Tudo indica que sim, mas de qualquer forma, o céu da Terra primitiva desapareceu para sempre. Ou quase... em algumas regiões ainda podemos desfrutar este espectáculo magnífico. E talvez não seja preciso ir tão longe como imagina.

 

Este livro, do Miguel Claro, astrofotografo portuguêes, é dedicado à contemplação e à fotografia do céu. Por vezes queremos explicar a emoção que sentimos e não encontramos as palavras adequadas. A astrofotografia permite uma síntese admirável: se virmos um espectáculo celestial maravilhoso, que melhor forma de demonstrar o nosso deslumbramento? Nestas páginas irá encontrar tudo o que necessita para entender os conceitos de astronomia que lhe darão os conhecimentos necessários para fotografar os astros. Venha aprender as técnicas, dicas e segredos que o ajudarão a obter as melhores imagens num cenário nocturno sob a luz das estrelas, companheiras indispensáveis na aventura maravilhosa da vida. Aprenda a traduzir os seus sentimentos em imagens. Contemple, fotografe e partilhe as suas emoções. São uma parte essencial de si.

 

Poedrao encontrar este livro na Fnac Online pelo preço de 24,69€.