Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Sugestão de leitura

 

 

 

 

Com as férias à porta, decidi esta semana sugerir um livro em português, um clássico obrigatório de quem gosta de espaço e ciência.

 

A Carl Sagan e a Richard Turco atribuiu a Sociedade Americana de Física o Prémio Leo Szilard pela descoberta do inverno nuclear, uma descoberta científica que teve profundas consequências nos planos político, militar e estratégico, suscitando uma tomada de consciência dos especialistas de todo o mundo relativamente aos riscos da disseminação do armamento nuclear.


É precisamente a história dessa descoberta e o apontar das vias para encontrar uma saída que Sagan a Turco "contam" neste livro, recorrendo ao leque estelar de referências culturais que fazem de cada livro do autor de Cosmos uma obra-prima de comunicação, de reflexão crítica, de inteligência criativa.


Uma explicação autorizada e abrangente do inverno nuclear que também ajudará o público a perceber o problema do efeito de estufa.

 

Na sequência da investigação sobre o inverno nuclear, Sagan e Turco participaram activamente no aconselhamento ao Congresso, Departamento de Defesa e outros organismos governamentais dos Estados Unidos, bem como aos dirigentes de outras nações, sobre as consequências ambientais de um conflito nuclear.

 

O livro "O CAMINHO QUE NENHUM HOMEM TRILHOU" foi editado em Portugal pela Gradiva e pode ser adquirido em qualquer livraria (mesmo que virtual).

 

Boas férias e boas leituras!