Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Sugestão de leitura

 

 

 

 

 

Esta é uma análise histórica fascinante da queda da União Soviética e do fim da Guerra Fria. Desde a desintegração da URSS, o debate tem-se centrado em quem ou o que foi o responsável pelo fim do conflito. Talvez nenhuma questão seja tão controversa quanto ao papel que a Iniciativa de Defesa Estratégica dos EUA (SDI - também conhecida por Guerra das Estrelas) teve no fim da Guerra Fria. Hoje, existem três principais escolas de pensamento sobre o impacto da SDI no fim da Guerra Fria. A primeira vê a Iniciativa de Defesa Estratégica como um factor primordial para acabar com o conflito. Outra defende que a SDI ampliou a Guerra Fria, criando mais um obstáculo para as negociações entre as duas superpotências. A terceira escola sustenta que enquanto SDI teve um impacto positivo no fim da Guerra Fria, foi um factor secundário. A terceira posição da escola é melhor suportada pela evidência disponível.

Todos os argumentos decorrem de várias questões-chave. A questão central diz respeito ao que levou a decisão de Gorbachev de sair da Guerra Fria? Esta tese reformula essa pergunta de uma forma ainda mais restrita: Quais foram as principais influências que motivaram Gorbachev a assinar o tratado entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas sobre Forças Nucleares de Alcance Intermediário, (Tratado INF ) - que, sem dúvida, terminou o conflito - e até que ponto essas influências foram fundamentais na sua assinatura? Outras perguntas que são abordadas neste livro incluem o seguinte: Algum investimento da União Soviética no desenvolvimento de contramedidas para a iniciativa de defesa dos EUA, ou o seu próprio sistema de defesa contra mísseis balísticos (BMD) afectariam seriamente a economia soviética? Será que o medo soviético de perder uma nova corrida ao armamento, à luz de seu atraso económico e tecnológico, em comparação com o Ocidente, empurrou a URSS para negociar? Houve outros factores que terão impulsionado Gorbachev para sair da Guerra Fria, independentemente da Iniciativa de Defesa Estratégica?

 

Este livro está disponível apenas em versão Kindle. A boa noticia é que... é baratucho: custa cerca de 8,21 dólares (cerca de 6€)