Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Sugestão de leitura

 

 

Esta semana deixo um livro que li há muitos anos atrás. Há dias tropecei num post sobre o livro e lembrei-me do quanto gostei de o ler. Nos dias que correm, está em casa dos meus pais, mas provavelmente será um livro a reler quando lá voltar.

 

Deixo-vos a sinopse que li sobre o livro, retirado do Naturfun

 

Nos nomes das constelações em que o céu está dividido abundam referências a seres reais ou míticos, mas também a grandes heróis e a mulheres belas e graciosas. De onde vieram esses nomes e os mitos que lhes estão associados?


Este livro procura responder a essas questões, mas tenta ir um pouco mais longe e buscar as origens desses mitos, muitas vezes bem mais remotas do que os clássicos gregos que lhes deram os nomes que ainda persistem.


Mitos no Céu será decerto útil a muitos, tanto aos amantes do céu como às pessoas simplesmente interessadas em conhecer as fabulosas lendas que ilustram a esfera celeste desde há milénios. Será também útil aos divulgadores da astronomia, por lhes oferecer um vasto repertório de histórias celestes. Acima de tudo é uma viagem aos espíritos dos nossos antepassados e uma colectânea das melhores narrativas alguma vez criadas pela fantasia humana.

 

Sobre o autor:
ANTÓNIO MAGALHÃES nasceu no Porto em 1951. Licenciado em Medicina desde 1974, é actualmente chefe do Serviço de Oftalmologia do Centro Clínico da Guarda Nacional Republicana em Lisboa.
Entusiasta da astronomia desde jovem, faz parte da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e é director da revista trimestral editada por essa associação.


Colaborador regular do Diário de Notícias e da revista do Automóvel Clube Médico Português para a área da astronomia, tem participado em colóquios, palestras e sessões de divulgação por todo o país assim como em Angola. Foi um dos autores do livro Eclipses editado pela Gradiva em 1999. Tem sido responsável pela tradução e revisão científica de várias obras de divulgação, tanto de Medicina como de Astronomia, publicadas em Portugal.