Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Sugestão de leitura #51

 

Já algum tempo que não recomendava um livro e achei que, juntando o útil ao agradável, deveria escrever sobre a mais recente publicação que tive conhecimento da NASA: um livro sobre os benefícios e o impacto que os voos tripulados tiveram na sociedade.

 

O livro apresenta uma série de estudos aprofundados sobre a interacção mútua da exploração espacial e da sociedade -  parte de uma necessidade maior para entender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Depois de começar com um estudo sobre as atitudes públicas para o espaço ao longo do tempo, muda para abordar os estudos de casos específicos de potenciais "spinoffs" do programa espacial da NASA nas áreas de tecnologia médica, circuitos integrados e indústria multibilionária hoje conhecido como MEMS (sistemas microeletromecânicos). Estes estudos levantam explicitamente as questões difíceis do que pode ser considerado spinoff e quanto de qualquer spinoff reivindicada em particular pode ser atribuído à NASA. Além spinoffs, a parte final do livro considera questões mais amplas de espaço e sociedade, incluindo a controvérsia sobre o uso de componentes nucleares na nave espacial, a relação entre a NASA e o ambiente, o impacto das aplicações de satélites, bem como o impacto do programa Apollo . A exploração espacial também gerou inteiramente novas disciplinas, incluindo astrogeologia, astroqimica, e até mesmo astroteologia. O capítulo final explora a disciplina de astrosociologia.

 

A boa notícia é que o livro está disponível gratuitamente na íntegra, quer em formato PDF quer para o kindle ou outros leitores de books. Podem descarregar o livro clicando aqui e escolhendo quando o formato que mais vos convém.

 

Boas leituras!