Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

TU tens uma palavra a dizer!

Vote no sistema Lusitânia em http://nameexoworlds.iau.org/systems/106 (até 31 de out.'15, às 23:59 de Portugal continental) e partilhe utilizando os hashtags: #DarNomeANovosMundos #NameExoWorlds.

 

INSTRUÇÕES

 

  1. Não é necessário qualquer registo;
  2. Só é aceite um voto por cada dispositivo;
  3. Depois de votar não é possível alterar o voto;
  4. Clicar na imagem ou aceder a http://nameexoworlds.iau.org/systems/106;
  5. Procurar os nomes propostos portugueses (Lusitânia, Caravela, Adamastor, Esperança e Saudade);
  6. Validar a opção Não sou um robô que aparece após votação e submeter.

 

 

Celebrando o 20.º aniversário da descoberta do primeiro exoplaneta, em 1995, a União Astronómica Internacional (IAU), autoridade responsável pela atribuição de nomes oficiais a corpos celestes, lançou um concurso para batizar 20 novos sistemas planetários. Apenas cinco estrelas, por terem designações clássicas, manterão os seus nomes. À procura de nome estão no total 15 estrelas e 32 exoplanetas.

Nuno Santos, investigador do IA, teve uma contribuição decisiva para a descoberta de um destes exoplanetas, localizado no sistema planetário mu Arae. Em forma de homenagem, o Planetário do Porto decidiu participar no concurso e propor para este sistema nomes da cultura portuguesa.

 

Os nomes propostos são:
Lusitânia (estrela mu Arae)
Nome original de Portugal, o ponto de partida para os Descobrimentos nos séculos XV e XVI.

Caravela (planeta mu Arae b) Pequena embarcação, de origem portuguesa, muito usada durante os Descobrimentos.

Adamastor (planeta mu Arae c) Figura mitológica que impedia os navegadores de atravessarem o Cabo das Tormentas.

Esperança (planeta mu Arae d) Expressa o sentimento dos portugueses durante os Descobrimentos. Após o navegador português Bartolomeu Dias ter dobrado pela primeira vez o Cabo das Tormentas, “derrotando” o Adamastor, este cabo passou a ser conhecido como Cabo da Boa Esperança.

Saudade (planeta mu Arae e) Palavra portuguesa sem tradução direta para outras línguas. Este sentimento é transmitido de forma clara pelo Fado, classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Até 31 de Outubro de 2015 (23:59 UTC) poderá dar nome a novos mundos. Com o seu voto, este sistema planetário poderá ter nomes portugueses!

 

Obrigado por ajudar a dar nomes portugueses a este sistema. Esta é uma campanha internacional e só a proposta mais votada será aceite. Partilhe esta página/imagem pelos seus familiares, amigos, alunos, professores e todos os seus contatos que pense que gostariam de ter um sistema planetário com nomes da cultura portuguesa.

 

‪#‎DarNomeANovosMundos‬

12 comentários

Comentar post