Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Um dos melhores filmes que vi até hoje

hidden-figures-750x315_orig.png

 

No fim de semana passado vi finalmente o Hidden Figures. Recomendo vivamente este filme! Retrata um período específico do programa espacial norte-americano e da corrida espacial e as pessoas que estavam nos bastidores a fazer possível as concretizações do programa espacial.

 

O que é igualmente interessante neste filme, é o facto de mostrar a realidade dos tempos que se vivam nos EUA, sobretudo a segregação racial. É espantoso como um país tão avançado, mesmo para a época, existissem comportamentos societais que não ajudavam de todo ao desenvolvimento científico e tecnológico. Valha-nos a coragem e ousadia das três mulheres em torno das quais a história do filme gira. Tenho a certeza que existem muitas mais que passaram (e passam) pelo mesmo.

 

Uma cena que demonstra bem estes desafios é quando Kevin Costner resolve acabar com as casas de banhos para brancos e pretos dizendo: "Na NASA o xixi é todo da mesma cor". A qualidade do video não é muito boa, mas dá para ter uma ideia.

 

 

Resumindo, adorei o filme e recomendo vivamente. Quando se estuda política internacional, política espacial, ciência política em geral, é importante conhecer o contexto em toda as suas vertentes em que as decisões são tomadas. Este filme mostra que por detrás dos grandes sucessos da exploração espacial, há igualmente um contexto nem sempre tão atraente quanto o Espaço.