Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Uma foto por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

 

Os temas relacionados com o espaço, planetas, galáxias, sistema solar e todo o Universo são sempre temas do interesse das pessoas no geral.

 

As empresas espaciais têm tido uma atitude bastante proactiva em cativar mais curiosos e mostrar, mais de perto e de forma mais acessível, o que há para além daquilo que vemos.

 

Desta forma, a NASA lançou um site onde irá publicar uma nova fotografia do planeta Terra todos os dias.

 

O novo site da NASA (National Aeronautics and Space Administration), tem como objectivo publicar uma fotografia nova do nosso planeta todos os dias.

Todas estas imagens, de alta resolução, são captadas pelo satélite de observação Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) que foi lançado em Fevereiro deste ano e conta com uma câmara de super alta-resolução designada Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC) para captar as fantásticas fotos.

 

A primeira fotografia do satélite foi captada em Julho, sendo as suas fotografias as mais completas do nosso planeta, desde há 43 anos, altura em que foi captada a primeira imagem da Terra, em 1972, pela tripulação da missão Apollo 17, a cerca de 45.000 quilómetros do nosso planeta, quando iam a caminho da Lua, à qual designaram The Blue Marble (em Português o Berlinde Azul), e que podem ver na imagem seguinte:

 

The Blue Marble

 

O site permite ver as imagens, assim como ampliar as zonas que desejem ver em mais pormenor. É ainda dada a indicação das distâncias entre o satélite DSCOVR, a Lua e a Terra.

 

Podem ler o comunidado à imprensa da NASA aqui. E aceder ao site para as fotos aqui.

 

(Texto retirado daqui)