NASA escolhe Space X para arrendar partes do Centro Espacial Kennedy
Dezembro 17, 2013
Vera Gomes
A NASA selecionou a Space X para iniciar as negociações para contrato de arrendamento para uso e operar o histórico complexo de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
"Permitir o uso e funcionamento deste recurso nacional pelo sector privado, parceiro espaço comercial vai garantir a sua viabilidade e permitir seu uso continuado de apoio às actividades espaciais norte-americanos.", afirma a NASA no seu comunicado à imprensa.
A NASA tomou a decisão selecção na passada quinta-feira após decisões de recurso de outras empresas privadas norte-americanas terem sido analisados.
A NASA irá começar a trabalhar com a Space X para negociar os termos do seu contrato de locação.
Desde o final da década de 1960, plataformas de lançamento de Kennedy 39 A e B serviram de ponto de partida para os mais significativos esforços dos voos tripulados da América - Apollo , Skylab , Apollo- Soyuz e todas as missões do space shutlle. A plataforma LC- 39A é a plataforma de onde a Apollo 11 descolou para a primeira alunagem tripulada em 1969, bem como o lançamento da primeira missão espacial em 1981 e a último em 2011.
Já tinha referido no Astropolitica aqui a intenção da NASA pretender arrendar estas instalações.