O programa espacial da União Europeia
Dezembro 03, 2018
Vera Gomes
Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]
Dezembro 03, 2018
Vera Gomes
Novembro 30, 2018
Vera Gomes
Começa na próxima segunda-feira e dura até quinta, dia 6 de Dezembro, a EU Space Week. Este evento que junta múltiplos acontecimentos relacionados com o programa espacial da União Europeia, terá lugar em Marselha (frança) e é o maior evento sobre o Copernicus, Egnos e Galileo de 2018. Podem ver o programa na íntegra no site e ir seguindo a minha conta no twitter para ir vendo as novidades (@Astropolitica)
Julho 24, 2018
Vera Gomes
Amanhã são lançados mais 4 satélites do Galileo a bordo de um Ariane 5 modificado, propositadamente para os satélites Galileo.
O lançamento terá lugar a partir de Kourou, na Guiana Francesa, às 12h25 (hora de Portugal). Podem ver o lançamento live aqui.
Podem ver parte dos preparativos aqui
Os satélites têm o nome de 4 crianças que ganharam uma competiçao europeia de desenho em 2011. Assim, os 4 satélites chamam-se: Tara, Samuel, Anna e Ellen. Em Dezembro de 2017, foi lançado o satélite com o nome da criança portuguesa, Alexandre.
Abril 14, 2018
Vera Gomes
Março 21, 2018
Vera Gomes
Governo vai avançar com a constituição de uma Autoridade Espacial para regular e emitir licenças que permitem lançamentos ou aterragens de satélites, sondas, ou até vaivéns em solo nacional. A constituição da nova Autoridade Espacial consta no projeto-lei 251/2017 que o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) colocou em consulta pública com o objetivo de criar o enquadramento legal para a exploração espacial a partir de Portugal. A consulta pública termina a 31 de março.
retirado daqui
Março 14, 2018
Vera Gomes
Fevereiro 15, 2018
Vera Gomes
Foi assim que li na minda ronda habitual ao pequeno almoço as notícias que chegavam de Portugal. No Expresso aparece em letras gordas:
Resolução do Conselho de Ministros desta quinta-feira determina que a proposta para a criação, instalação, financiamento e operação da Agência Espacial Portuguesa seja apresentada até ao final do ano por um grupo de trabalho interministerial a criar para o efeito
Confesso, senti um misto de orgulho e alegria por ver o meu país finalmente a avançar com uma estratégia e algo que trará retorno em termos de investimento, empregos qualificados criados, dinamismo e oportunidades a quem quer estudar e investir na área do espaço. Depois continuei a ler a notícia, e o meu optimismo começou a esvanecer-se.
O artigo refere que: "Portugal vai criar uma agência espacial que deverá integrar todos os programas nacionais ligados ao espaço. Esta é uma das principais medidas da Estratégia Portugal Espaço 2030, que é aprovada esta quinta-feira num Conselho de Ministros temático dedicado ao conhecimento e à inovação." para mais abaixo referir que a resolução proposta deixa de fora o programa de observação de Terra, que esse irá continuar sob alçada de outra instituição que nao a nova agência. Algo que me parece ser um auspício que no futuro o tão bom plano e que tanta esperança tem trazido à indústria espacial portuguesa, aos estudantes de aeroespacial e aos amantes de espaço em Portugal se calhar não será assim tão promissor quanto parece à primeira vista....
Podme ler as notícias de hoje sobre a Agência Espacial Portuguesa e sobre o estudo de viabilidade de criar uma base de lançamentos nos Açores (ou seja, neste momento ainda não é garantido que irá acontecer) aqui e aqui.
Caso queiram ler sobre a estratégica Portugal Espaço 2030, podem ver o documento neste site. Pessoalmente, tenho a opinião que é um documento frágil porque uma estratégia para Portugal deveria ser o resultado dos esforços conjuntos de todos os intervenientes governamentais e privados que actuam ou que têm interesses na área do Espaço. Além disso, não é claro na sua leitura onde estamos e onde queremos chegar. No entanto, o esforço que a FCT e que o Ministro estão a colocar no dossier Espaço é notável. Há já bastantes anos que não tinhamos alguém tão empenhado em tentar fazer alguma coisa e em pôr Portugal num papel estratégico a nivel mundial na àrea de Espaço.
Aguardo por isso, o desenrolar dos acontecimentos, na esperança que na minha ronda matinal pelos jornais me cruze com mais notícias positivas sobre Portugal no Espaço!
Fevereiro 14, 2018
Vera Gomes
Fevereiro 12, 2018
Vera Gomes
Os meus 50 cêntimos sobre a Conferência Europeia de Politica Espacial que decorreu em Bruxelas no passado mês de janeiro foi publicado ontem na Space Watch Global. para ver aqui (acesso apenas para subscritores e em inglês).
Fevereiro 07, 2018
Vera Gomes
111 seguidores
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.