Espaço na campanha para as eleições americanas
Agosto 17, 2015
Vera Gomes
Durante um comício de campanha em New Hampshire ontem, candidato presidencial republicano Donald Trump disse que a ideia de enviar pessoas a Marte é "maravilhosa", mas "primeiro,eu quero reconstruir a nossa infraestrutura." O seu comportamento sugeriu um cepticismo ainda mais profundo.
Trump estava a discursar no comício de campanha em Winnacunnet High School, em Hampton, New Hampshire, quando um jovem que se identificou como um NASA Space Technology Research Fellow, um programa conjunto MIT-Harvard Medical School, perguntou sobre a colocação de seres humanos em Marte. O jovem observou que Trump se queixa de que os Estados Unidos precisam novamente de ter vitórias, e na indústria aeroespacial "uma das nossas maiores vitórias foi colocar o homem na Lua."
Trump concordou com o jovem, mas quando este continuou com a sua pergunta - o que Trump pensa em enviar seres humanos a Marte - opinião da Trump foi apresentada mais pela sua linguagem corporal e o tom de voz que pelas suas palavras. Levantando os ombros e fazendo caretas, Trump respondeu: "Honestamente, acho que é maravilhoso. Primeiro eu quero reconstruir nossa infra-estrutura. OK? Eu acho que é maravilhoso." Ele então olhou para a plateia enquanto apontava para o inquidor com desdém.
O evento foi registrado pela C-SPAN e este epsidócio pode ser visto na sua totalidade a partir do minuto 47:29 (basta clicar aqui).
Trump é o mais recente dos candidatos presidenciais a expressar pontos de vista sobre o programa espacial. Outros candidatos já haviam expressado a sua opinião:
- Jeb Bush: "Eu sou uma pessoa do espaço";
- Hillary Clinton: "Eu realmente, realmente apoio o programa espacial" e queria ser um astronauta quando era adolescente.
- Ted Cruz ofereceu seus pontos de vista sobre os pontos fortes e fracos dos dois capitães de naves espaciais fictícias (Kirk e Picard) durante uma entrevista à imprensa. Mais a sério, ele presidiu as audiências do seu subcomité do Senate Commerce subcommittee on Space, onde ele expressou entusiasmo pelo espaço comercial e programas de exploração da NASA, mas pensa que as ciências da terra não devem ser uma prioridade NASA. Um projecto de lei que ele patrocinou, S. 1297, a Lei de Competitividade Comercial de Lançamento Espacial, foi recentemente aprovada pelo Senado. Cruz disse que o projecto leva adiante "tocha do presidente Reagan", ao continuar a apoiar espaço comercial.
- Marco Rubio era um co-patrocinador da S. 1297 e disse que, no momento da sua aprovação "é preciso eliminar regulamentações desnecessárias que custam muito e tornam mais difícil para os empreendedores americanos criar empregos." Acrescentou que a lei iria "tornar mais fácil para os nossos empreendedores voltarem ao espaço suborbital" e "ajudar a indústria espacial norte-americana a continuar a ir ainda mais para o espaço."
Até agora, o programa espacial surgiu apenas em entrevistas à imprensa ou reuniões locais como aconteceu com Trump. Nenhuma pergunta relcionada com espaço foram colocadas no primeiro debate dos candidatos republicanos no passado dia 6 de Agosto.
Durante as primárias republicanos de 2012, o candidato Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara, estabeleceu metas ousadas para o programa espacial, e ele e Mitt Romney responderam a perguntas sobre o programa espacial num dos debates televisivos.
(texto traduzido daqui)