#Galileo Quais são os serviços oferecidos?
Dezembro 15, 2016
Vera Gomes

- O que é o serviço aberto do Galileo?
O serviço aberto do Galileu consiste num serviço gratuito de grande difusão para fins de posicionamento, navegação e cronometria, que pode ser utilizado pelos circuitos integrados compatíveis com o Galileo, nomeadamente em telefones inteligentes ou sistemas de navegação automóvel.
- O que é o serviço público regulamentado?
O serviço público regulamentado destina-se a utilizadores autorizados das administrações públicas, como, por exemplo, a proteção civil, os bombeiros, os funcionários aduaneiros ou a polícia. É particularmente robusto e integralmente cifrado para permitir a continuidade na prestação de serviços aos utilizadores públicos em situações de emergência nacional ou de crise, como, por exemplo, atentados terroristas.
- O que é o serviço de busca e salvamento do Galileo?
O serviço de busca e salvamento do Galileo é a contribuição europeia para um sistema internacional de emergência para a localização de radiobalizas de perigo designado «Cospas-Sarsat». Graças ao serviço de busca e salvamento do Galileo, a localização de radiobalizas de perigo irá melhorar substancialmente. Por exemplo, se um sinistrado perdido no mar ou na montanha ativar uma radiobaliza de perigo, o tempo necessário para o encontrar será reduzido de um máximo de três horas para apenas dez minutos. Além disso, a localização da radiobaliza de perigo poderá ser determinada com maior precisão, num raio de 5 km; o que corresponde a uma melhoria em comparação com os 10 km atuais.
- O que é a declaração dos serviços iniciais do Galileo?
Com a declaração dos serviços iniciais do Galileo, a União Europeia anuncia que os satélites e as infraestruturas no solo do Galileo estão prontos para uso imediato. Quanto às condições relativas à prestação dos serviços iniciais do sistema Galileo, incluindo o desempenho esperado (precisão, etc.) e a sua disponibilidade, consulte-se o sítio Web do Centro de Serviços Europeu: www.gsc-europa.eu.