Kremlin vs SpaceX: competição à vista?
Abril 11, 2017
Vera Gomes
O Kremlin está confiante de que a agência espacial estatal russa pode competir com as empresas mais ambiciosas no campo, incluindo o SpaceX de Elon Musk.
O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, Dmitry Peskov, mencionou o tema do espaço numa entrevista no dia seguinte à SpaceX de Elon Musk lançar com sucesso o primeiro foguete feito de materiais reciclados.
"Seguimos cuidadosamente os avanços tecnológicos no Kremlin e nas instituições estatais pertinentes", disse Peskov à agência estatal de notícias Itar-Tass. "A concorrência é feroz o suficiente. Mas temos todos os motivos para supor que podemos fazer uma contribuição digna para esta competição."
O vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Rogozin, também comentou sobre o lançamento do SpaceX, enviando a Musk "sinceras felicitações". Ele também aproveitou a oportunidade para falar sobre os esforços de exploração espacial da Rússia, alegando que Roscomos tinha vários projetos em andamento. "É extremamente importante reter, para além dos propósitos de prestígio, o estatuto de um grande Estado espacial, que tem de corresponder totalmente a um novo trabalho, novas ideias e novas tecnologias", afirmou.