Missão indiana a Marte mais barata que o Gravity
Setembro 25, 2014
Vera Gomes

A missão a Marte da Índia foi mais barata do que o filme Gravidade: custou apenas 74.000 mil dólares americanos para enviar a nave Mangalyaan a Marte, enquanto para mostrar Sandra Bullock em órbita da Terra custou US$100 milhões .
O desenvolvimento marca uma vitória para a Índia sobre a China no que alguns têm chamado de corrida espacial asiática. Elogiando os cientistas ISRO, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi disse que eles têm "o hábito de realizar o impossível."
Aqui ficam alguns factos sobre esta missão indiana:
74.000 mil dólares: é o montante a Índia gastou no seu programa de Marte. Modi descreveu na perfeição o projecto quando disse que pôr a Sandra Bullock em órbita custou mais do que fazer a missão indiana a Marte. A missão Maven, da NASA, reconhecidamente mais complexa, custou $ 671.000.000. O Mars Express Orbiter, missão da Agência Espacial Europeia, custou $386.000.000. A missão falhada a Marte do Japão custou 189.000 mil dólares.
324 dias: O tempo que a Índia levou para completar a sua missão a Marte. O programa foi lançado a 5 de Novembro de 2013 e após 10 meses, Mangalyaan foi finalmente colocada na órbita marciana a 24 de Setembro. A NASA demorou 308 dias para colocar a sua nave na órbita do planeta vermelho.
51 missões a Marte: É o número total de missões a Marte até agora empreendidas. Para além da Índia, apenas EUA, Rússia e Europa conseguiram colocar os seus satélites ao redor da órbita marciana.
1.200 milhões dólares: é o que a Índia gasta no seu programa espacial a cada ano.
18.092: Número de tweets que foram enviados numa hora com #Mangalyaan - actualmente tendênciano twitter na Índia. Ao longo dos últimos sete dias, um total de 57.007 tweets foram postados com esta hashtag.
Mais informações sobre esta missão indiana aqui, aqui e aqui.